“Norberto Tavares é um hino a Cabo Verde, ao nacionalismo e ao espírito de resiliência” – MCIC, Abraão Vicente

453596719_903190958519982_2884071040687267237_n

Um músico intemporal, um compositor que cantava a sua terra em todos os aspetos. Um homem que rompeu as barreiras e cantava a força das mulheres – as marias.

Norberto Tavares ganha, assim, um monumento à sua memória e em homenagem a um contributo inestimável que deu à nossa música e à nossa cultura.

No seu concelho natal, Santa Catarina de Santiago, na Zona Pedonal, centro da cidade de Assomada, fica erigido um monumento que recorda Norberto Tavares em toda a sua dimensão.

“Todo seu trabalho toca o ser cabo-verdiano. Norberto Tavares é um hino a Cabo Verde, ao nacionalismo e ao espírito de resiliência”.

Ele é uma grande figura e este ato serve não só como uma homenagem a este que fio um grande homem e cultor dos nossos géneros musicais tradicionais como, também, um presente à nova geração que merece conhecer Norberto Tavares.

“Este é um monumento a Norberto Tavares que o recorda como um músico que inventou, que estudou e renovou a música cabo-verdiana”.

O busto foi feito pelo artista plástico Domingos Luísa, num projeto do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

Partilhar