Nomeação da comissão dos moradores dos bairros da Cidade Velha, Património Mundial

sitio-historico-cidade-velha-patrimonio-mundial

Em junho de 2021 realizou-se na Cidade Velha, Património Mundial, as Iniciaram-se as eleições para a escolha dos representantes dos bairros do sítio histórico.

O objetivo da eleição foi fazer com que cada bairro tenha um mediador atuante, entre os responsáveis pela gestão do sítio e a comunidade, fazendo jus ao eixo I – Envolvimento, Participação e Coesão Social, do Plano de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial, 2019/2022, aprovado pela UNESCO.

Um eixo que destaca a necessidade da implicação da população local no processo de gestão do sítio histórico, propondo uma nova abordagem de integração dos residentes e os mecanismos de articulação interinstitucional.

Abordagem esta, construída com a comunidade, que vai no sentido de valorizar e incorporar os seus contributos, visando despertar um novo olhar em relação a riqueza histórica do lugar.

Neste sentido, foram eleitos os representantes dos bairros de São Pedro, São Brás, Santa Marta, Largo rua Calhau, São Sebastião e Santo António da Cidade Velha, Património Mundial.

Os líderes escolhidos de forma livre e democrática pelos membros dos bairros, a partir de agora terão a responsabilidade de participar no processo de seguimento e avaliação do plano de gestão; tomar parte na gestão do sítio e nos fóruns de discussão; representar o seu bairro em todas as atividades desenvolvidas; disseminar, no seu bairro, as informações sobre o processo de gestão; informar sobre as preocupações dos residentes nos diferentes bairros; apoiar no processo de sensibilização para às boas práticas; zelar pelo cumprimento das normas de salvaguarda do Sítio Histórico; e propor ações com vista a valorização do sítio.

Com esta iniciativa espera-se uma gestão do sítio Património Mundial, mais participativa e principalmente impactante para a população local.

Confira no Boletim Oficial os nomes dos eleitos:

https://drive.google.com/…/1EYpNwyqP8NW2d6FRSLk…/view…
Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.