Morna, Património Imaterial da Humanidade no centro da conversa na Escola Secundária de Salineiro

Morna, Património Imaterial da Humanidade no centro da conversa na Escola Secundária e Salineiro

Assente no pressuposto de que a comunidade tem um papel preponderante no processo de salvaguarda, preservação, valorização e promoção do género, a Direção de Património Imaterial (DPI) e do Gabinete de Educação Patrimonial, realizou hoje, uma conversa aberta sobre a Morna, com alunos do 9º e 11º ano, da Escola Secundária de Salineiro, Ribeira Grande Santiago.

Por ocasião o Técnico Especialista Humberto Lima, discorreu sobre o papel da Morna na identidade e cultural nacional, assim como o seu valor enquanto Património da Humanidade, enquanto a artista convidada, Ineida Moniz, fez duas apresentações aos presentes e falou ainda, da sua experiência como interprete, da sua afinidade e o grau de relevância da Morna na sua carreira musical.

A iniciativa insere-se, no quadro do projeto “MorNa Kumunidadi”, cujo objetivo é não apenas promover a educação patrimonial, mas também assegurar a apropriação do Património Imaterial, por diferentes gerações, conforme os pressupostos do plano de Salvaguarda da Morna Património Imaterial da Humanidade.

Ainda nesta semana destacada para as celebrações da Morna, o IPC tem programado mais uma sessão Sobre o Compositor Anu Nobu, no próximo sábado dia 9 de dezembro, em São Domingos.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.