Montagem da “Casa da Morna Sodade”

montagem-da-casa-da-morna-sodade

Está a decorrer a montagem da “Casa da Morna Sodade”.

Um projeto que visa retratar a morna enquanto género identitário nacional, enfatizando a morna “sodade” e o seu contributo para a consagração da mesma no contexto internacional, que culmina no seu reconhecimento como património imaterial da humanidade.

Sito na casa onde viveu o reconhecido autor da Morna “sodad” Armando Zeferino Soares, o projeto museográfico, enquadra-se no eixo V (criação de espaços representativos) do Plano de Salvaguarda de Morna, sendo a sua implementação, uma parceira entre Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau e o Instituto do Património Cultural.

O museu irá integrar um dos núcleos de pesquisa da morna prevista no Plano de Salvaguarda, tornando assim um espaço especializado para a investigação do género musical.

Recorde-se, que a primeira fase da “Casa da Morna sodade”, foi inaugura pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Dr. Abraão Vicente, no passado mês de Agosto, onde também foi realizada a apresentação do conceito Museológico pelo presidente do IPC, Dr. Hamilton Jair Fernandes.

A exposição será inaugurada ainda no inicio deste mês, no âmbito da semana da morna, e no quadro das comemorações do primeiro aniversário da classificação de morna a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.