Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

1

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.

Trata-se de um projeto abrangente que visa não apenas a preservação da olaria enquanto saber fazer tradicional, mas também realçar o labor das matriarcas que mantêm viva a tradição da olaria nesta região. Ademais, procura proporcionar aos visitantes uma compreensão aprofundada do ciclo produtivo da olaria em Fonte Lima e do conhecimento tradicional que o sustenta, representando não apenas um ponto de interesse cultural, mas também uma oportunidade para o turismo sustentável na comunidade.

Coordenado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através Instituto do Património Cultural, este projeto é um exemplo notável de cooperação e empenho do Governo na preservação e promoção do artesanato tradicional cabo-verdiano.

Com a conclusão deste centro interpretativo, Fonte Lima não apenas enriquecerá a oferta turística de Santa Catarina, mas também se afirmará como um destino imperdível para quem deseja conhecer e vivenciar a rica história e cultura da olaria em Cabo Verde.

Recorda-se que o projeto de requalificação é financiado pelo Governo de Cabo Verde através do POT, via Fundo do Turismo, e cofinanciado pela Associação de Imigrantes de Fonte Lima em França e apoio da Câmara Municipal de Santa Catarina

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.