Consignação das Obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Consignação das Obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte

Arrancam as obras para a criação do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima com a assinatura do acto da consignação entre a Infraestruturas de Cabo Verde – ICV, e Da Veiga Construções, empresa vencedora do concurso público para a realização da referida obra, na presença da equipa do IPC e das oleiras da comunidade de Fonte Lima.

Da reabilitação e ampliação da casa de cerâmica de Fonte Lima, nascerá o futuro Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima.

Trata-se de um projeto delineado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural, dentro do programa macro de valorização da olaria tradicional, onde já se efetivou o Inventário e a publicação do catalogo.

O foco é potencializar novos mecanismos para o desenvolvimento do turismo através da valorização do saber-fazer tradicional. Ali estará patente todo o ciclo de produção do barro, desde da fase da recolha da matéria prima até à comercialização, e toda a vivência comunitária que tem o barro como elemento excecional.

O Projeto conta com o apoio da CMSC e é financiada pelo Governo de Cabo Verde através do POT, via Fundo do Turismo.

As Obras têm como cronograma de execução o primeiro trimestre de 2024.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.