Conselheira Regional da Cultura para a África Ocidental-Sahel do Escritório da UNESCO em Dakar visita Cidade Velha, Património Mundial

No âmbito da sua visita de quatro (4) dias a Cabo Verde, a Conselheira Regional da Cultura para a África Ocidental-Sahel do Escritório da UNESCO em Dakar, Adèle Nibona, visitou esta manhã Cidade Velha, Património Mundial. Acompanhada pela Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa, Nibona foi recebida pelo Edil da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, e iniciou a sua visita pela Fortaleza de São Filipe. Monumento, que durante anos encabeçava o sistema defensivo da cidade. “Vim encontrar as autoridades e ver como temos cooperado no domínio da valorização do património cultural, que se tem demonstrado frutuoso e de excelência, no quadro de instrumentos da UNESCO que Cabo Verde já retificou”, como a convenção do património cultural subaquático (2001), salvaguarda do património imaterial (2003), diversidade cultural (2005), proteção do património mundial cultural e natural (1972). Sé, Pelourinho, Rua Banana e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário também fizeram parte do roteiro. No final da visita a Conselheira Regional da Cultura para a África Ocidental-Sahel da UNESCO mostrou-se muito satisfeita com a dinâmica que se tem criado para Cidade Velha, Património Mundial e com perspetivas de valorização do sítio histórico, nomeadamente em relação à acessibilidade e a melhoria das condições de vida da comunidade.

No âmbito da sua visita de quatro (4) dias a Cabo Verde, a Conselheira Regional da Cultura para a África Ocidental-Sahel do Escritório da UNESCO em Dakar, Adèle Nibona, visitou esta manhã Cidade Velha, Património Mundial.

Acompanhada pela Diretora dos Museus, Ana Samira Silva Baessa, Nibona foi recebida pelo Edil da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, e iniciou a sua visita pela Fortaleza de São Filipe. Monumento, que durante anos encabeçava o sistema defensivo da cidade.

“Vim encontrar as autoridades e ver como temos cooperado no domínio da valorização do património cultural, que se tem demonstrado frutuoso e de excelência, no quadro de instrumentos da UNESCO que Cabo Verde já retificou”, como a convenção do património cultural subaquático (2001), salvaguarda do património imaterial (2003), diversidade cultural (2005), proteção do património mundial cultural e natural (1972).

Sé, Pelourinho, Rua Banana e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário também fizeram parte do roteiro.

No final da visita a Conselheira Regional da Cultura para a África Ocidental-Sahel da UNESCO mostrou-se muito satisfeita com a dinâmica que se tem criado para Cidade Velha, Património Mundial e com perspetivas de valorização do sítio histórico, nomeadamente em relação à acessibilidade e a melhoria das condições de vida da comunidade.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.