Cimboa elevado a Património Cultural Imaterial de Salvaguarda Urgente

cimboa

Cimboa, instrumento musical monocórdico mais antigo em Cabo Verde, trazido muito provavelmente pelos escravos africanos, no decurso do tráfico negreiro, acaba de ser elevado à categoria de Património Cultural Imaterial Nacional, através da Portaria nº50/2022 de 18 de outubro.

Cimboa, mais do que um instrumento é, também, a alma do povo cabo-verdiano. A sua elevação a Património Cultural Imaterial de Salvaguarda Urgente é um passo importante para a continuação da sua salvaguarda e valorização.

O Governo de Cabo Verde tem trabalhado no resgate e na recuperação do património cultural imaterial, conferindo uma nova centralidade, colocando-o, novamente, na convivência e no dia-a-dia dos cabo-verdianos.

Um processo que vem acontecendo com vários elementos da nossa cultura ao qual Cimboa também faz parte.

Neste sentido, o Governo, através do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e, sob a coordenação do Instituto do Património Cultural tem levado a cabo o processo de “resgate” do Cimboa através de várias iniciativas.

Portaria: https://kiosk.incv.cv/1.1.101.4446/

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.