Arranque das obras de reabilitação do ex edifício da Alfândega Velha

Arranque das obras de reabilitação do ex edifício da Alfândega Velha

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultual, em parceria com a Câmara Municipal da Boa Vista deu início, ontem, ao arranque das obras de reabilitação do ex edifício da Alfândega Velha, sitio em Sal Rei, ilha da Boa Vista.

Estas obras visam resolver as patologias de degradação do edifício e garantir as condições adequadas para a instalação do museu de arqueologia da Boavista. Ainda, será construído o alpendre que existia antigamente e que foi demolido, bem como pequenas rampas nas portas de acesso do saguão para parte interna do edifício para melhor acessibilidade.

Após a sua reabilitação, numa segunda fase, o ex edifício da Alfândega Velha albergará o novo Museu de Arqueologia da Boa Vista, que irá acolher parte significativa do espólio arqueológico nacional e que é proveniente dos naufrágios da Ilha da Boavista.

O projeto visa, para além de proteger, valorizar e divulgar o legado arqueológico da ilha, criar novos espaços de interpretação que contribuam para a diversificação da oferta turístico-cultural da ilha.

A intervenção conta com parte do financiamento do Projeto Margullar2 no quadro do Programa MAC 2014-2020 de que Cabo Verde é beneficiário e ainda com o financiamento do Governo de Cabo Verde através do Plano Operacional do Turismo – POT.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.