Arranque da primeira fase das obras de reabilitação do Museu do Mar

Arranque da primeira fase das obras de reabilitação do Museu do Mar

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural dará início na próxima segunda-feira, 12 de setembro, ao arranque da primeira fase das obras de reabilitação e modernização museológica museográfica do Museu do Mar.

Fase esta, em que as intervenções serão essencialmente para correções das anomalias patológicas do edifício, mormente, a reparação das fissuras dos elementos decorativos das fachadas, substituição dos elementos fraturados, manutenção das estruturas de madeira da cobertura, manutenção de portas e janelas, pintura de toda a superfície interior e exterior da torre, revestimento da telha germânica manutenção de soalho, substituição de todos os equipamentos sanitários, pintura dos metais existentes na torre, substituição e instalação elétrica na torre.

Com a reabilitação do museu pretende-se aumentar a vida útil do edifício de grande valor histórico garantindo a sua funcionalidade e modernização, mas preservando, ao mesmo tempo, o seu valor histórico, cultural e arquitetónico.

Igualmente, o foco é que este, agregue valor enquanto produto turístico e contribua na dinamização do setor, de olhos postos no desenvolvimento local através da diversificação e promoção das ofertas.

Na segunda fase, as intervenções serão a nível museográfico e requalificação da área em torno.

É de realçar que a obra de reabilitação do Museu do Mar conta com um financiamento tripartida pelo Ministério do Mar através do Fundo Autónomo das Pescas, orçamento do Estado e o projeto de arqueologia subaquática da região da Macaronésia –Margulhar.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.