Abertura da exposição “Pedro Rolando dos Reis Martins. In Memoriam”

Abertura da exposição “Pedro Rolando dos Reis Martins. In Memoriam”

Enquadrado nas atividades alusivas ao dia da Cultura e das Comunidades, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural em parceria com o Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde realizará amanhã, 18 de outubro às 11h00, a abertura da exposição “Pedro Rolando dos Reis Martins. In Memoriam”, no Museu do Campo de Concentração do Tarrafal.

Uma exposição concebida com base no arquivo documental do combatente, ex-preso politico e arquiteto Pedro Martins, e que retratará a história da sua luta contra o regime salazarista e seu contributo enquanto combatente da pátria.

A exposição esta dividida nas seguintes temáticas:

I-Arte como meio de denúncia do colonialismo na luta Clandestina (fotografias dos anos 40, que abordam a fome, a miséria e o maltrato dos cabo-verdianos pelos portugueses);

II-A PIDE e a repressão política (Libério acusatório);

III-O Campo de Concentração de Tarrafal (Fotografias e pinturas dos presos políticos, telegramas do preso Pedro Martins…);

IV-Arte no Campo de Concentração de Tarrafal (Quadros do combatente Pedro Martins);

V-A Libertação dos ex-Presos Políticos e a Independência Nacional (Documentos, fotografias e pinturas);

VI – Reconhecimento internacional do valor patrimonial do Campo de Concentração do Tarrafal.

A exposição temporária estará patente de 18 de outubro a 18 de novembro.

Visite!

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.