Esta intervenção ocorreu no quadro da formalização do apoio financeiro de 200.000$00 (duzentos mil escudos), com os sete grupos da tabanca do Município de Santa Catarina, de Achada Leite, Tomba Touro, Ribeira Riba, Tcharco, Chã de Tanque, Lém Cabral e Boca Mato, esta manhã, no Museu da Tabanca, em Chã de Tanque.
Um montante destinado à realização de atividades culturais recreativas, lúdicas e pedagógicas, aquisição de instrumentos musicais e confeções de indumentárias.
Trata-se de mais uma ação que vem na linha da política de valorização desta manifestação cultural imaterial, iniciado em 2018, com todos os grupos nacionais, formalmente constituídos, e que não se esgota no apoio monetário. Esta trabalho abrange, ainda, o apoio técnico aos grupos para o processo de documentação, para a melhoria dos espaços de interpretação, para a reabilitação das capelas e casas de tabanca etc.




O foco é garantir a preservação, perpetuação desta importante manifestação cultural e preparar sua candidatura a património cultural imaterial da humanidade.
Neste momento, o Ministério da Cultural e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural se encontra no processo de documentação a nível infográfico da tabanca, uma das exigências da UNESCO, e posteriormente será realizada a recolha dos consentimentos junto de todos os grupos do país, bem como a montagem do dossier técnico que deverá ser submetido à UNESCO em 2024.