Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

Técnicos do IPC reúnem com Associação Comunitária de Cova, Santo Antão

tecnicos-do-ipc-reunem-com-associacao-comunitaria-de-cova-santo-antao

Os técnicos do Instituto do Património Cultural, Ivalena do Rosário e José Landim, reuniram com a Associação comunitária de Cova, Santo Antão.

O principal objetivo do encontro foi socializar o projeto referente à implementação do prémio Melina Mercouri, atribuída ao Parque Natural de Cova, Paul e Ribeira da Torre.

Trata-se de um projeto que visa trabalhar na preservação e valorização dos valores que o Bem ostenta, com um conjunto de ações participativas e de consciencialização, juntamente com os parceiros que atuam diretamente na gestão do mesmo, fazendo o uso sustentável dos seus recursos, alinhado com os ODS 2030, onde os principais beneficiários são as comunidades residentes no interior e limítrofes do Parque.

A recordar que o Prémio Mélina Mercouri foi instituído em 1995, em homenagem a ex-Ministra de Cultura de Grécia, acérrima defensora da conservação integrada de paisagens culturais com o propósito de premiar iniciativas sustentáveis de salvaguarda e melhoria das paisagens culturais a nível mundial.

É neste contexto que, o Parque Natural de Cova, Paul e Ribeira da Torre, enquanto exemplo cabível nos requisitos propostos pelo prémio e atendendo aos valores culturais, naturais e a relação sustentável Homem/ Património /Natureza e por outro lado, um Bem inscrito na Lista Indicativa de Cabo Verde na UNESCO desde 2004 como Bem Misto/Paisagem Cultural, foi uma das apostas do Estado de Cabo Verde na candidatura ao Prémio Internacional Mélina Mercouri da UNESCO, edição 2019, tendo sido o grande vencedor.

Há que salientar que trata-se de um projeto que conta com a Câmara Municipal do Porto Novo, Delegação Municipal sediado no Parque Natural e Associações Comunitárias, nomeadamente, a Associação das Mulheres do Planalto Leste, como parceiros.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.