Técnicos do IPC realizam missão de serviço no âmbito do projeto CONCHA
As técnicas do Instituto do Património Cultural, Aleida Aguiar, antropóloga e Arlete Araújo, geógrafa, deslocam no dia 05 de setembro, para os Açores, Portugal, em missão de serviço no âmbito do projeto CONCHA.
Um projeto financiado pela União Europeia e liderado pela Universidade NOVA de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que visa o desenvolvimento de conhecimentos históricos e patrimoniais, no domínio da investigação, salvaguarda e valorização do legado subaquático Nacional.
A missão que terá a duração de 30 dias, incluirá sessões de trabalho com outros professores e investigadores do projeto, sessões de trabalho no âmbito do património imaterial dos oceanos, visitas aos arquivos e museus da região e a participação no evento do projeto: Islands, Whales and People.
Recorde-se que Cabo Verde acolheu a primeira missão do projeto em abril de 2018 com o mergulho de prospeção arqueológica subaquática no Ancoradouro da Cidade Velha – Património Mundial, Urania e São Francisco.
As ações do CONCHA em Cabo Verde tem sido realizadas em estreita colaboração com a Universidade de Cabo Verde – UniCV, IMP – Instituto Marítimo Portuário, Direção Nacional do Ambiente (DNA), Guarda Costeira de Cabo Verde e a Comissão Nacional da Unesco Cabo Verde.