Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

Sexto aniversário do Núcleo Museológico Cesária Évora

Cize

Comemora-se no dia 8 de Maio o sexto aniversário da criação do Núcleo Museológico Cesária Évora sito em , Mindelo, São Vicente.

Trata-se de um espaço museológico criado três anos após a morte de Cesária Évora, ou Cize como era carinhosamente chamada. Um nome incontornável na história de Cabo Verde, tendo dedicado a sua vida a promover, através da música, a essência e a identidade cultural cabo-verdiana.

A Diva dos pés descalços, que com a sua simplicidade e generosidade cantou e encantou o país e o mundo através das mornas e coladeiras de Cabo Verde, calou-se para sempre, a 17 de dezembro de 2011. Porém deixou um enorme legado cujo conhecimento e valorização são desígnios da nação.

E com o objetivo de enaltecer o seu contributo a Cabo Verde e fazer com que as diferentes gerações nunca percam essa lembrança e a conhecem devidamente que em 2015 inaugurou-se o Núcleo Museológico Cesária Évora na cidade berço da artista.

Com um espólio constituído por peças ligados à vivência da Cesária Évora e ao seu percurso na música, particularmente aa Morna, hoje, Património Imaterial da Humanidade.

Ao longo destes seis anos, o núcleo museológico tem procurado enaltecer e perpetuar as memórias de uma das maiores referências da morna.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.