As obras de reabilitação do Farol do Forte São José, situado na ilha do Maio, encontram-se em fase de conclusão com a finalização da reposição do reboco e acabamentos finais.
Esta intervenção está integrada no projeto de valorização dos faróis históricos de Cabo Verde, uma iniciativa financiada pela Cooperação Espanhola, através da AECID, fruto da parceria entre o IPC e o IMP. O projeto visa a reabilitação e conservação destas infraestruturas, garantindo a sua funcionalidade para a navegação marítima e promovendo o seu potencial enquanto património cultural e turístico.



Após a conclusão das intervenções de preservação da estrutura arquitetónica do edifício, seguirá a fase de museografia, com a conceção e montagem do espaço expositivo. À semelhança do Farol D. Maria Pia, o Farol do Forte São José será contemplado com um núcleo museológico dedicado à interpretação e valorização do seu legado. Com esta intervenção, o Farol de São José passará a integrar o roteiro turístico da ilha do Maio, enriquecendo a oferta cultural e patrimonial da região e promovendo o turismo sustentável.




