Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

Presidente do IPC visita ilha do Maio, tendo na agenda o acompanhamento das obras de reabilitação, da Igreja de Nossa Senhora da Luz e da Capela de Morrinho

maio

O Presidente do IPC, Dr. Hamilton Jair Fernandes, acompanhado do Arqt. Daniel Oliveira, está de visita à ilha do Maio, com o fito de acompanhar “in loco” o andamento das obras de reabilitação da igreja de Nossa Senhora da Luz e da Capela de Morrinho. As visitas tiveram o acompanhamento do Vereador da Cultura, Dr. Queita Santos, e pela Vereadora do Urbanismo e Obras Eng. Carolina Santos, da Câmara Municipal da Ilha do Maio.

A reabilitação da igreja de Nossa Senhora da Luz, decorre a um bom ritmo, estando finalizada a cobertura e a respetiva impermeabilização, faltando assim, apenas o foro interno. O reboco, que se encontra na reta final, priorizou a utilização de uma argamassa de cal específica, seguindo os preceitos técnicos relativamente à compatibilidade de materiais, com a estrutura original do edifício.

Atendendo a necessidade litúrgica, proposta pela paróquia local, houve a abertura dos vãos laterais da igreja, permitindo assim a ampliação da mesma, dando maior conforto e segurança aos fiéis católicos da ilha do Maio. Também se encontra em execução a preparação do piso, que irá acolher uma estrutura de madeira, dando a dignidade estética e funcional ao edifício religioso. Este edifício religioso que representa o símbolo da Ilha do Maio para além contribuir para que a população católica, que vive a sua fé com fervor, tenha mais comodidade nas celebrações religiosas, acrescentará valor à ilha o que tange ao turismo cultual religioso.

Entretanto, na visita à capela do Morrinho ao contrário do que aconteceu na Igreja de Nossa Senhora a Luz, a equipa de Fiscalização conjunta (Instituto do Património Cultural e Infraestruturas de Cabo Verde, SA, e a Paróquia de Nossa Senhora da Luz), mostrou-se insatisfeita com as intervenções, apontando algumas anomalias, que foram acudidas pela Empresa responsável pela execução da empreitada. É o caso do piso da cobertura e do envolvente, que teriam que cumprir o contratualizado, de acordo com o caderno de encargos submetido à concurso público.

A capela que foi mandada construir no sec. XX em homenagem à Santa Ana, representa uma grande importância simbólica, identitária e imaterial para a população local, fazendo com que a sua reabilitação seja crucial no acréscimo do valor patrimonial da Capela.

A entrega das chaves dos dois edifícios religiosos à paróquia e à população está prevista para o mês de Setembro.

As obras de reabilitação a Igreja de Nossa Senhora da Luz e da Capela de Morrinho enquadram-se no Eixo IV, Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso, do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades, financiado pelo Governo de Cabo Verde.

Recorde-se que no passado mês de março, antecedendo a situação sanitária que o país atravessa, o Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Dr. Abraão Vicente, visitou a ilha do Maio, ficando na altura agradado com o decurso dos trabalhos.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.