Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

Presidente do IPC recebe Embaixador de Cuba em Cabo Verde.

Presidente do IPC recebe Embaixador de Cuba em Cabo Verde.

A Presidente do IPC, Ana Samira Silva Baessa, e equipa, recebeu, ontem, o embaixador da Cuba em Cabo Verde, Dr. Turcios Miguel López.

Esta visita teve como objetivo formalizar o convite à instituição para a participação no Congresso Internacional sobre o Património Cultural, que acontecerá de 03 a 05 de maio enquadrado no programa da presidência de Cuba, do Grupo 77+China.

Por outro lado, o Embaixador aproveitou para felicitar a nova presidência do IPC, mostrando a disponibilidade de Cuba em cooperar com Cabo Verde e com a Instituição nos domínios do Património cultural, uma vez que o seu país tem dado ênfase à proteção do património cultural, tanto material e imaterial como importantes elementos para o turismo e o desenvolvimento sustentável.

López considera importante a partilha de experiências com Cabo Verde a nível de proteção e salvaguarda do património cultural, pela dinâmica dos dois países em termos turísticos, um sector que tem sido chave no desenvolvimento, principalmente em Havana Velha que é, à semelhança da Cidade Velha, classificado como Património da Humanidade.

Ana Samira Baessa aproveitou o momento para falar sobre os projetos referentes à proteção do património que o Ministério da Cultura e das Indústrias Criaticas, através do IPC, tem em curso, mormente, o programa de reabilitação da Cidade Velha, Património Mundial e o reforço do quadro museológico com projetos estruturantes neste domínio, nomeadamente o Projeto do Museu do Mar, em São Vicente.

No final do encontro, o Embaixador reiterou a sua disponibilidade, de fazer uma interface com algumas instituições cubanas que trabalham com a museologia e a conservação do património arquitetónico, para que o IPC possa recolher subsídios que certamente culminarão no delineio de projetos na área da proteção do património cultural.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.