Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

Número de visitantes nos Museus de Cabo Verde em 2020

Número de visitantes nos Museus de Cabo Verde em 2020

O Instituto do Património Cultural através da Direção dos Museus tem sob a sua tutela 10 estruturas museológicas, distribuídas em cinco ilhas de Cabo Verde, Santiago, Sal, Brava, São Nicolau e São Vicente. Tratam-se do Museu Etnográfico da Praia, do Museu de Arqueologia, do Museu da Resistência, do Museu da Tabanca, do Museu Norberto Tavares, do Núcleo Museológico Cesária Évora, do Museu do Mar, do Museu do Sal, da Casa Museu Eugénio Tavares e da Casa da Morna Sodade, sendo estes dois últimos inaugurados no passado mês de dezembro.

Em 2019, a materialização de alguns projetos traçados no quadro dos Museus de Cabo Verde, resultou num aumento de 24% do número de visitantes em relação a 2018, ou seja, um total de 30 mil entradas.

Entretanto, em 2020 o cenário foi o oposto, com uma redução drástica de visitas (mais de 80%) em relação ao ano de 2019, recebendo nas estruturas físicas um total de 3.656 visitas, dos quais a maioria foram estudantes, seguido dos turistas estrangeiros, sendo mais de 90% destas visitas ocorreram no primeiro trimestre do ano.

Uma queda consequente do surgimento da pandemia que ditou, primeiramente, o encerramento temporário de todos os museus, por um período de três meses e que “obrigou” os Museus de Cabo Verde a repensarem novas estratégias para atrair visitantes.

E, foi neste sentido que foram disponibilizadas visitas virtuais em cinco (5) estruturas museológicas: Museu Etnográfico, da Tabanca, do Sal, Norberto Tavares e do Campo de Concentração do Tarrafal, que tiveram um alcance de 4.260 visitas.

Em termos globais, componente física e virtual, os museus de Cabo Verde totalizaram 7899 visitas.

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através das suas políticas de irá continuar a trabalhar em prol da educação patrimonial e promoção o turismo cultural através dos Museus de Cabo Verde tutelados pelo mesmo.

Estamos abertos de segunda-feira a sábado, respeitando todas as orientações estipuladas pelas unidades sanitárias referentes ao combate da propagação da Covid-19.

Ou visite-nos através das plataformas virtuais disponíveis nos museus:

Etnográfico da Praia

https://poly.google.com/u/1/view/3Yls0kibsTe…

Museu do Sal

https://poly.google.com/view/03KGMHoifVq…

Museu da Tabanca

https://poly.google.com/u/0/view/7C8jZQV27-o…

Museu do Campo de Concentração

https://momento360.com/…/d838737cdc92490fbfd5446b1bdbf8…

Norberto Tavares

https://poly.google.com/view/6DodlrSFJ2H

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta