O ato será presidido pelo Ministro do Mar, Engº Jorge Santos e o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga e contará com a presença da Embaixadora do Reino da Espanha em Cabo Verde, Ana Paredes Prieto.
O projeto de valorização dos Faróis de Cabo Verde é financiado pela Cooperação Espanhola, através da Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento (AECID) e visa promover a reabilitação e potencialização de oito ( Faróis Históricos, conservando a sua integridade enquanto elemento patrimonial e de segurança marítima, promover a sua integração no roteiro turístico cultural nacional, através da criação de espaços de interpretação, melhorar o acesso e sinalização e a agregação de novos serviços a nível de espaços de lazer e contemplação.



O mesmo resulta de um protocolo assinado pelo Ministério do Mar, através do Instituto Marítimo Portuário e o MCIC, através do Instituto do Património Cultural.
Os faróis selecionados representam marcos históricos importantes que testemunharam séculos de navegação e atividade marítima. O objetivo principal do projeto é preservar a rica história marítima do país, promovendo a diversificação dos pontos de interesse turístico e está a cargo do Instituto do Património Cultural.








