Cabo Verde foi um dos 8 paises selecionados para beneficiar do projeto “Repensando as Políticas em Prol da Criatividade e da Liberdade Artística”, financiado pela UNESCO através da Agência Sueca de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (SIDA).
Provocar desenvolvimentos positivos nos sistemas de governação a favor da criatividade que pode beneficiar os setores culturais e criativos; contribuir para a construção de sociedades inclusivas justos e pacíficas, promovendo as liberdades fundamentais, a diversidade cultural, a igualdade de género e educação para a cidadania global, são os objetivos que norteiam esse projeto.
Assente nesses princípios, o Instituído do Património Cultural propõe implementar o financiamento ainda no primeiro semestre de 2024. Do projecto constam ações de capacitação, trabalhos de terreno para recolha sistemática de informações, dados de boas práticas, culminando com a submissão do relatório periódico por parte de Cabo Verde à UNESCO, sobre a situação das Indústrias Criativas e da implementação da Convenção sobre a Diversidade Cultural de 2005.
A Convenção da UNESCO de 2005 sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais foi adotado por Cabo Verde em 2021 e tem no cerne o encorajamento aos Estados Partes na formulação e implementação de políticas e medidas para apoiar a criação, produção, distribuição e acesso a atividades, bens e serviços culturais.