Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

IPC apresenta novo projeto museológico do Museu Norberto Tavares

IPC apresenta, novo projeto museológico do Museu Norberto Tavares

Enquadrado nas atividades alusivas ao dia Internacional dos Museus, o Instituto do Património Cultural através da Direção dos Museus apresentou hoje, no Museu Norberto Tavares, Cidade de Assomada, o novo projeto museológico do referido museu.

Um projeto que visa introduzir uma nova dinâmica museográfica tornando, os conteúdos mais interativos, ao mesmo tempo que se diversificam os servições e atracões do museu que tem como patrono uma das grandes referências da cultura Cabo-verdiana, Norberto Tavares.

A ideia principal é redimensionar todo o espaço com enfoque na vertente do Museu, com uma mensagem clara e uma linha de orientação técnica bem definida, voltadas para a preservação da memória histórica e cultural ligada ao género tradicional, como sendo uma das grandes riquezas da alma das gentes das ilhas do arquipélago de Cabo Verde. O novo projeto museológico terá ainda o recurso a novas tecnologias de informação e comunicação (vídeos, multimédia, painéis / mesas interativas, Qr code, áudio-guias, etc).

Recursos estes, de grande valia na nova dinâmica museológica em termos de acessibilidade.

De realçar que a reorganização que se pretende dar ao Museu Norberto Tavares procura estar alinhado com as orientações constantes no Quadro Jurídico dos Museus e da Rede Museus de Cabo Verde, a ser implementado pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.