O Comité de seguimento do projeto reuniu-se pela segunda vez na sede do Instituto do Património Cultural, desde o início do Projeto em Março de 2024. Este encontro contou com a participação de representantes da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR), do Ministério das Finanças (MF), da Direção Nacional do Planeamento – Serviço de Mobilização de Recursos (DNP-SMR), para a apresentação do balanço técnico e financeiro do primeiro ano de implementação do projeto, destacando os progressos alcançados e as intervenções em curso.

O projeto registou avanços significativos, com destaque para o Farol Maria Pia, na Cidade da Praia, cuja reabilitação estrutural encontra-se em fase final. No início de dezembro, tiveram início as obras no Farol de São José e está em curso a contratação da empreitada para a reabilitação do Farol Fontes Pereira de Melo, consolidando a agenda de intervenções.

Paralelamente, outros faróis, como o Farol Dom Luís e o Farol Amélia, já foram alvo de levantamentos arquitetónicos, diagnósticos patológicos e identificação de necessidades específicas, que servirão de base para futuras ações de conservação. Esta iniciativa contempla 8 faróis históricos em 5 ilhas e resulta de uma parceria entre o IPC e o IMP e conta com o financiamento da Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento ( AECID).