Guias e profissionais do turismo mais capacitados em património histórico e cultural

554695537_1223832869789121_561767841043082546_n

Um total de 22 formandos recebeu os certificados de conclusão do curso de Guias do Património.

A cerimónia de encerramento foi presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, na manhã de quarta-feira, 24 de setembro. A iniciativa foi promovida pelo Governo de Cabo Verde, através do MCIC, do Instituto do Património Cultural e do Instituto do Turismo de Cabo Verde, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Segundo o Ministro, após este período de capacitação, os guias e profissionais do turismo passam a dispor de melhores ferramentas, conhecimentos e técnicas de interpretação do património histórico e cultural em contexto turístico.

“Trata-se de permitir que os conhecimentos produzidos nos processos de recuperação do património e nas investigações do setor sejam apropriados pelos profissionais que diariamente utilizam estes monumentos como parte do seu espaço de trabalho”, destacou.

O governante sublinhou ainda que os conteúdos adquiridos durante a formação — como a história e a cultura de Cabo Verde — devem ser devidamente integrados nos roteiros turísticos, não apenas de Santiago, mas de todo o país.“Que as experiências dos visitantes sejam enriquecidas, levando-os a regressar para novas viagens e descobertas”, acrescentou.

A formação decorreu no âmbito do projeto Faróis Históricos de Cabo Verde e teve como objetivo capacitar guias de turismo para interpretar e valorizar o património cultural da ilha de Santiago. O curso incluiu aulas teóricas, oficinas práticas e visitas técnicas a locais emblemáticos, como a Cidade Velha, o Campo de Concentração do Tarrafal e os faróis históricos.Esta ação representa uma oportunidade significativa para fortalecer o turismo cultural em Cabo Verde, promovendo a preservação e a valorização do rico legado histórico e cultural do país.

Últimas Notícias