Os museus tutelados pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural receberam só no primeiro semestre de 2022 quase 11 mil visitantes.
Números que ultrapassam os dados anuais de 2021, que recebeu o ano todo 8.466 visitas.
A maioria foram turistas estrangeiros, representando um total de 56%.
O Museu mais visitado é o Campo de Concentração do Tarrafal, responsável por 35% das entradas, tendo o Museu Norberto Tavares, sito na Cidade de Assomada, registado um aumento exponencial de turistas (1.268) superando a entrada anual de visitantes estrangeiros em mais de 1000 visitantes em 2021.
Este aumento reflete a retoma das atividades no pós-pandemia e os consequentes investimentos efetuados para a valorização do quadro museológico nacional.
Estes, têm sido acompanhados de programas de divulgação que vão desde o contacto direto com o sector educativo e turístico, como no reforço dos mecanismos de comunicação digitais.
Todos os museus geridos pelo IPC já integram o site museus.cv, traduzido em três idiomas e dispõem de paginas individuais no facebook onde são partilhados recorrentemente os conteúdos.
São dados que atestam o valor que os bens culturais agregam aos destinos, ainda que o produto âncora esteja associado à natureza.
Visite-nos!