Rechercher
Fermer ce champ de recherche.
Rechercher
Fermer ce champ de recherche.

Encontro de trabalho entre o Instituto do Património Cultural e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago

encontro-de-trabalho-entre-o-instituto-do-patrimonio-cultural-e-a-camara-municipal-de-ribeira-grande-de-santiago

Hoje, dia 4 de janeiro de 2021 decorreu a primeira reunião do ano nas instalações Instituto do Património Cultural.

Com o intuito de discutir a agenda de trabalho direcionada para a gestão e preservação da Cidade Velha – Património Mundial, o Presidente do IPC Hamilton Jair Fernandes em conjunto com a sua equipa do Gabinete de Gestão de Cidade Velha estive reunido com o  recém-empossado Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago Nelson Moreira, que se fez acompanhar pelo Vereador do Ambiente, Saneamento, Urbanismo e Ornamento do Território, Venceslau Vieira Sanches.  

A reunião teve início com a apresentação das equipas e uma breve contextualização do ponto de situação dos projetos do IPC em curso na Cidade Velha.

Na ordem do dia estiveram alguns pontos, apresentados pelos Técnicos do Gabinete de Gestão de Cidade Velha: a análise da situação urbanística e das construções no sitio histórico da Cidade Velha, Património Mundial e dos trabalhos do Gabinete Técnico Conjunto, apresentado pelo Arquiteto Adalberto Tavares, a análise do contrato de gestão do Circuito Turístico da Cidade Velha (Estado de Cabo Verde e a PROIMTUR) apresentado pelo Técnico Jailson Monteiro e a revisitação ao Plano de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial, entregue à UNESCO, apresentado pelo Técnico Cláudio Ramos.

No final da reunião foram apresentadas algumas propostas relativamente à futura agenda de trabalho conjunto para o na 2021 entre o IPC e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, entre as quais se destacam a operacionalização de um Gabinete Técnico Conjunto, a criação de um Plano de Salvaguarda do Sítio e a Reabilitação das Casas da Rua Banana.

O encontro foi bastante satisfatórios para ambos os presidentes, que mostraram a total abertura para o estabelecimento de parcerias que tenham como foco a salvaguarda e desenvolvimento do sítio Património Mundial.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta