Cidade Velha acolhe um projeto de cerca de 300 mil contos. Trata-se de 8 projetos financiados pelo Governo, através do Banco Mundial e do Fundo do Turismo no quadro do Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul.
O Projeto foi elaborado pela equipa técnica do Instituto do Património Cultural, coordenado pelo Arq. Adalberto Tavares e pelo Arq. Edson Rodrigues da CMRGS.
Será uma intervenção estruturante e de grande importância, incluindo a requalificação urbanística do bairro, a melhoria do percurso pedonal que liga os dois monumentos religiosos de maior dimensão, a sinalização e interpretação, iluminação estética e paisagística, criação de infraestruturas de lazer para a comunidade, incluindo um parque infantil.



A visita guiada passou pelo Forte Real de São Filipe, que guarda memórias da altura do povoamento, passando pelo Complexo da Misericórdia que recebeu, recentemente, escavações e descobriu-se ruínas que até então estavam escondidas e terminou na Igreja Nossa Senhora da Graça.
Neste ponto, recordou Durão Barroso, que a última vez que esteve no local ainda não tinha recebido obras de requalificação que acabou por valorizar o edifício histórico.


