Visita ao Farol Fontes Pereira de Melo “Farol d’Boi”, no Paul

620017459_1325242202981520_7000621258749180638_n

Integrado na agenda do Primeiro Ministro de Cabo Verde a Santo Antão, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, acompanhou a visita ao Farol Fontes Pereira de Melo, que foi reabilitado recentemente pelo Governo de Cabo Verde através de uma parceria entre o IPC – Instituto do Património Cultural e o IMP – Instituto Marítimo Portuário, financiada pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

Com a reabilitação permitiu a conservação dos faróis enquanto instrumentos de auxílio à navegação, mas também o aproveitamento do seu potencial turístico, cultural e social aberta a todos os visitantes. A visita guiada à comitiva foi realizada pelo técnico colaborados do IPC, Dr. Carlos Santos, que fez uma incursão histórica sobre aquele espaço e a sua importância histórica. “Farol d’Boi” foi construído dois anos após a autorização da portaria Régia de 2 de abril de 1884.

Teve um papel significativo na navegação marítima, assinalando a entrada norte de São Vicente. Entrou para a história da revolta de santo Antão de 17 de abril de 1886 quando o Governo Colonial fez deslocar a Canhoneira Mandovi para pairar nas águas próximas para proteger a equipa construtora e a obra já edificada, devido ao equívoco de que a população revoltada iria destruir o farol.

Últimas Notícias