Valorização do Património Histórico e Museográfico da Boa Vista

IMG-20241002-WA0002

Uma equipa de técnicos do Instituto do Património Cultural, composta técnica Sandra Rodrigues, e pelo conservador José Lima, encontra-se em Sal Rei, na ilha da Boa Vista, para dar seguimento aso projetos de valorização do Património arquitetónico e Museográfico da Ilha da Boa Vista.

A Missão inclui os trabalhos de validação do inventário do edifício da antiga finanças da Boa Vista, cujo concurso de concessão no âmbito do Programa de Reconversão Patrimonial encontra-se a decorrer até ao dia 5 de novembro. Este projeto particular reflete os princípios que norteiam a intervenção pública em património, como os promovidos pelo Programa de Reconversão de Bens Patrimoniais do Estado (REAAPE), uma iniciativa governamental destinada à recuperação e conversão de imóveis históricos em equipamentos culturais.

No quadro da parceria entre o IPC e a iniciativa privada Casa Sodade, os técnicos procedem à avaliação técnica do acervo da Sodade – Casa da Cultura, que inclui uma coleção de objetos e móveis de valor histórico e patrimonial. O diagnóstico permitirá estabelecer um plano de conservação e valorização das peças, preparando o caminho para a futura musealização do espaço museológica do espaço e a sua eventual integração na Rede de Museus de Cabo Verde. A Casa Sodade está instalada um edifício de elevado valor arquitetónico datado do início do século XIX, que passou por um procedimento rigoroso de restauro e valorização em 2021.

Partilhar