Valorização da Tabanca – Encontro com responsáveis da Tabanca de Chão Bom

Valorização da Tabanca - Encontro com responsáveis Tabanca de Chão Bom

No quadro do projeto de valorização da Tabanca e a pedido do grupo de Tabanca de Chão Bom, a Presidente do IPC e a Diretora do Património Imaterial realizaram um encontro com o grupo nas instalações do Campo de Concentração do Tarrafal.

No encontro participaram o presidente do grupo, Alberto Soares Borges, o Presidente da Assembleia da associação, José Borges e o membro da Tabanca, Silvestre Semedo.

A reunião serviu para a direcão do IPC auscultar o grupo e perceber as suas necessidades, numa altura em que o grupo prepara para retomar as festividades até então paralizadas.

Segundo o presidente, o grupo já dispõe de trajes e indumentárias, estando em falta os instrumentos de toque e a capacitação dos seus executores.

Por sua vez, Ana Samira Silva Baessa, frisou que a iniciativa da manifestação deve ser desencadeada pelo grupo e que o IPC enquanto instituição que zela pela salvaguarda deste património, irá atribuir-lhes o apoio conforme tem sido prática junto dos restantes grupos a nível nacional.

Isto, na linha da formalização do apoio, financeiro anual, concedido a todos os grupos, na organização, da documentação, aquisição de instrumentos e criação de espaços de representação e interpretação do programa do MCIC através do IPC.

Os representantes da Tabanca manifestaram a sua determinação em avançar com o processo de formalização e o engajamento dos membros para as celebrações e as demais actividades de formação e intercâmbio, com vista a fomentar uma nova dinâmica ao grupo e a revitalização desta importante manifestação Cultural no Município do Tarrafal.

Partilhar