Na sequência do encontro com a equipa diretiva do Instituto do Património Cultural, Santiago Herrero Amigo, Diretor de Relações Culturais e Científicas da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), acompanhado por uma delegação da Embaixada de Espanha em Cabo Verde, da Presidente do IPC e equipa, realizou uma missão técnica de acompanhamento aos locais abrangidos por projetos de conservação e valorização patrimonial. O programa incluiu quatro visitas de campo, iniciando-se no Farol do Leste, na localidade de Vale da Custa, concelho de São Domingos.
O monumento encontra-se em fase inicial de reabilitação, no âmbito do Projeto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde A missão prosseguiu no Farol Dona Maria Pia, na cidade da Praia, o primeiro equipamento a ser integralmente reabilitado e inaugurado no primeiro semestre de ano, dotado de um centro interpretativo de apoio à mediação cultural. A delegação visitou igualmente a Capela de Tabanca de Achada Grande Frente, espaço de relevância etnográfica e simbólica para a salvaguarda das práticas culturais comunitárias e que tem um projeto ambicioso de reabilitação em 2026.



Estas intervenções inserem-se numa abordagem integrada de conservação e gestão do património, que articula dimensões materiais e imateriais, aliando a reabilitação física à valorização das dinâmicas socioculturais locais. A visita concluiu-se no Sítio Histórico da Cidade Velha, inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, que tem beneficiado de sucessivos financiamentos da Cooperação Espanhola para ações de conservação, restauro e promoção do património cultural.



Esta Missão teve ainda como objetivo explorar novas possibilidades de parceria através de financiamento de outros projetos definidos como prioritários no programa de Proteção e Valorização do Património Histórico e Cultural de Cabo verde e que se enquadram na política de Cooperação da AECID.
A Cooperação Espanhola tem sido um parceiro estratégico de Cabo Verde na preservação e valorização do património, contribuindo de forma decisiva para a consolidação de políticas sustentáveis de salvaguarda e para o fortalecimento das capacidades institucionais no domínio da cultura e do desenvolvimento local.





