No âmbito da sua deslocação ao município de Santa Cruz, o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, esteve de visita a varias infra-estruturas, iniciativas e pontos de interesse cultural e turístico.
O primeiro ponto de paragem foi o Centro Cultural Sema Lopi que também alberga o Centro Interpretativo. Um edifício que foi reabilitado no quadro de uma parceria entre o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Câmara Municipal de Santa Cruz, no programa “1 auditório por município”.
O espaço, completamente reabilitado é, também, um ponto obrigatório de paragem para quem visita aquele município. Ali, pode conhecer melhor a história do funaná e de Sema Lopi, músico que faleceu há já alguns anos.



Logo de seguida o Governante esteve no atelier da artesã, Graça, que tem sido presença assídua em feiras nacionais e participações em feiras internacionais.
A deslocação incluiu, ainda, visita ao busto em homenagem a Nha Nácia Gomi, outra figura de destaque da nossa cultura e à Igreja de São Tiago Maior, reconstruída no quadro do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades – PRRA – levada a cabo pelo Governo de Cabo Verde.
O MCIC destacou o grande interesse cultural e turístico de Santa Cruz e garantiu que o Governo de Cabo Verde irá continuar a parceria que mantêm com aquele município.


