O Instituto do Património Cultural recebeu a coordenadora do projeto Rota dos Tambores do Atlântico (RTA), Paula Barros, e o consultor Jordi Tresserras, numa reunião que visou aprofundar o diálogo e explorar a possibilidade da integração de Cabo Verde neste projeto que junta Guiné Bissau.l, xxxx. O encontro permitiu debater temas relacionados com o património cultural imaterial e a valorização de práticas culturais atlânticas, fortalecendo o intercâmbio entre África, nomeadamente Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola e América Latina (Brasil e Colômbia).



Durante a reunião, foram partilhadas experiências e informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo IPC no domínio do Património Cultural Imaterial, com destaque para bens a Tabanca, afins ao projeto dota dos Tambores, como o Batuque, Tabanka e São João Batista. Também foram abordadas questões ligadas à preservação, investigação e promoção do património, bem como à inclusão social e ao desenvolvimento das comunidades envolvidas.
O encontro reforçou a relevância da colaboração entre instituições e projetos culturais que valorizam o património imaterial partilhado e consolidam as ligações históricas e culturais entre diferentes regiões. O IPC manifestou interesse na participação neste projeto cujos objetivos se alinham às ações em curso e que perspectivam o diálogo intercultural e o desenvolvimento sustentável ligado à cultura.


