As intervenções arqueológicas no Complexo da Misericórdia, situado na histórica Cidade Velha, Património Mundial, iniciam com importantes descobertas de vestígios com datação anterior a suposta data da Construção deste complexo, um dos maiores da Cidade Velha Património Mundial.
A operação está a cargo de uma equipa conjunta de Arqueólogos nacionais e da Universidade Nova de Lisboa, sob a direção do Dr. André Teixeira. O principal objetivo desta intervenção é a realização de escavações arqueológicas orientadas para a identificação e documentação, conservação e musealização de estruturas e artefactos de elevado valor histórico e cultural.



Este trabalho reveste-se de particular importância no âmbito do projeto mais amplo de requalificação do troço que liga a Catedral à Misericórdia, integrado no Plano de Requalificação Urbana e Ambiental da Cidade Velha, financiada pelo Governo de Cabo Verde através do Banco Mundial.
A intervenção arqueológica configura a primeira fase deste projeto de requalificação, que é um dos oito financiados pelo Governo no âmbito do Projeto Turismo Resiliente e Desenvolvimento da Economia Azul. O investimento global, suportado pelo Banco Mundial e pelo Fundo do Turismo, ascende a mais de 300 mil contos. O concurso público para a execução das obras de requalificação encontra-se aberto até 19 de fevereiro, prevendo-se que os resultados da investigação arqueológica sejam determinantes para a definição das próximas etapas do projeto.


