Os técnicos do Instituto do Património Cultural (IPC) participaram recentemente numa formação especializada em arqueometria e fotogrametria arquitetónica, conduzida por especialistas da Universidade do País Basco. Esta Formação enquadra-se nos trabalhos arqueológicos e de valorização do Sítio Histórico em parceria com a Universidade do País Basco e da Universidade Nova de Lisboa e conta com o financiamento da Fundação Palarq.
A formação incluiu demonstrações práticas do uso de equipamentos de última geração, com uma aplicação prática realizada no edifício da Sé Catedral. Durante o treino, os participantes presenciaram demonstrações do uso de um detetor de elementos químicos, uma ferramenta avançada que é usada em laboratórios para pesquisar e determinar a origem de peças através de uma base de dados.
Além disso, os técnicos assistiram à operação de equipamentos topográficos que permitem a captação de imagens e a referência de pontos para o processo de obtenção de imagens detalhadas, essenciais para a construção de modelos 3D precisos. A formação também incluiu a demonstração do uso de drones, destacando a sua utilidade para capturar imagens aéreas em diferentes altitudes e níveis topográficos, proporcionando coordenadas exatas e um amplo campo de visão.
Estes equipamentos avançados são fundamentais para aprimorar a precisão e a qualidade dos projetos de preservação e estudo do património arquitetónico.