Um investimento de seis milhões e trezentos mil escudos cabo-verdianos para a reabilitação do Farol Dona Maria Pia, na cidade da Praia, devolveu maior dignidade e transformou o edifício num lugar que para além de contar história vai, também, ser lido através dos painéis que agora estão colocados no local.
Com um financiamento através da Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento, o Farol Dona Maria Pia acaba de ganhar uma nova vida.
A inauguração aconteceu na tarde de sexta-feira, 14 de março, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, o Ministro do Mar, Engº Jorge Santos e a Embaixadora do Reino de Espanha em Cabo Verde, Ana Paredes Prieto.



A reabilitação do Farol Dona Maria Pia aconteceu no quadro do Projeto de Valorização dos Faróis Históricos de Cabo Verde.
O mesmo converge de uma visão estratégica do Governo de Cabo Verde em relação ao Sector da Cultural e em especial à proteção e valorização do Património Histórico, Cultural e Religioso.
O projeto é desenvolvido numa estreita cooperação e articulação entre os Ministérios do Mar e da Cultura, através do Instituto do Património Cultural e do Instituto Marítimo Portuário, assegurando a conjugação das diferentes funções e usos como tivemos a oportunidade de aferir durante a visita.


