Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais – Oficina Regional de Capacitação

cropped-logo-ipc.jpg

O Instituto do Património Cultural, representado pela Diretora dos Museus, Aleida Aguiar, participará de 02 a 04 de outubro, na “Oficina Regional de Capacitação para o Combate ao Tráfico Ilícito de Bens Culturais e Promoção de Museus a ter lugar na Cidade de Rio de Janeiro, Brasil.

Um evento promovido pela UNESCO, em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

O objetivo é fortalecer a capacitação e a cooperação na América Latina e na África, além de aumentar a conscientização sobre a proteção do património, ao mesmo tempo em que promove o intercâmbio de boas práticas nesse campo.

Igualmente, pretende-se dotar os profissionais de aplicação da lei, do poder judiciário e de museus dos conhecimentos e competências necessários para combater o tráfico ilícito e facilitar a devolução de bens culturais, criar redes regionais para facilitar o intercâmbio de informações e atuações em tempo oportuno de todas as instituições envolvidas no processo.

De Cabo Verde participam ainda do evento, um representante da Polícia Judiciaria, um representante da autoridade judicial e um representante da autoridade alfandegária.

O evento contará com a participação de profissionais da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Equador, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, da América Latina e Caribe, Cabo Verde e Moçambique.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.