Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

10 (3)

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.

As conversas tiveram início com uma análise das rotas marítimas e da sua importância económica, especialmente no contexto da descoberta e povoamento de Cabo Verde a partira da Cidade Velha, que detém uma proeminência histórica de alcance global.

Conduzidas pela Dra. Nireide Perreira, especialista em arqueologia Terrestre e Moussa Wele, especialista em Arqueologia Subaquaática, os palestrantes começaram por contextualizar as condições geográficas e meteorológicas que frequentemente contribuíam para incidentes marítimos, antes de realçarem a relevância dos vestígios desses naufrágios na reconstrução histórica, incluindo a determinação da origem, natureza da carga transportada e datação das embarcações afundadas, aspetos cruciais para uma compreensão aprofundada da história e a suas ‘nuances’.

Foi também destacada a vasta quantidade de vestígios arqueológicos subaquáticos presentes na Cidade Velha e em todo o arquipélago cabo-verdiano. Os alunos foram orientados sobre a necessidade de promover a inventariação e proteção desses sítios para garantir a sua preservação e possibilitar futuras investigações e explorações.

A sessão foi organizada pela Direção dos Monumentos e Sítios (DMS) do Instituto do Património Cultural, alusivo ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios este ano sob o tema “Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”. Entre as atividades planeadas, está uma Visita Guiada aos monumentos destinada à comunidade educativa, que inclui alunos das escolas Miraflores e Pico Leão.

Últimas Notícias