Aldeia de Fontaínhas – Património Nacional

460923530_958295969671507_4842414335818269142_n

O IPC, através da Direção de Monumentos e Sítios, realiza uma missão técnica à Santo Antão com vista à realização dos trabalhos no terreno para a regulamentação da Classificação da Aldeia de Fontaínhas como Património Cultural e Natural Nacional (Portaria nº 34/2024, de 5 de agosto).

A equipa técnica, composta por Adilson Dias, Adalberto Tavares e Sandra Mascarenhas, estão em missão entre os dias 23 e 27 de setembro com o objetivo de realizar encontros com as entidades locais e a comunidade, bem como a realizar um diagnóstico da área classificada, com vista a definição dos perímetros de zona classificada, o inventário dos elementos a salvaguardar, e os seus níveis de proteção, enquanto elementos essenciais para a regulamentação da classificação e para a elaboração dos instrumentos de gestão quer seja o plano de Gestão como o plano de Salvaguarda.

Durante a missão, os técnicos farão visitas à comunidade e promoverão encontros para sensibilizar os moradores sobre a relevância da classificação, além de destacar o papel que podem desempenhar na preservação do património. Também está prevista uma abordagem pedagógica com a associação local, enfatizando as contribuições que a comunidade pode oferecer ao dossiê.

Esta iniciativa representa um passo importante para a valorização e proteção desta emblemática paisagem cultural da ilha de Santo Antão que tem merecido destaque no contexto turístico a nível internacional.

Partilhar