No quadro do projeto “Improving Connectivity and Urban Infrastructure” (Melhorar a conetividade e as Infra-estruturas urbanas) financiado pelo Banco Mundial (IDA), o Centro Histórico e Património Mundial vai contar com uma via alternativa.
O concurso público para a construção de uma via alternativa há já existente já foi anunciado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério das Infraestruturas Ordenamento do Território e Habitação, sob a coordenação da Estradas de Cabo Verde.
O sítio histórico tem recebido, ao longo dos últimos anos, vários investimentos (reabilitação de património histórico, valorização, projetos de salvaguarda, melhoria de vias de acesso, de casas, estradas).
Como um ponto de interesse fulcral para o país, o Governo de Cabo Verde, com apoio de parceiros internacionais, tem investido forte na melhoria das condições de conservação do Centro Histórico da Cidade Velha.
Esta nova via irá aliviar a enorme pressão automobilística no Centro Histórico que geram impactos negativos a nível da poluição e da integridade dos monumentos, particularmente nas zonas mais sensíveis como a Catedral e o Pelourinho.
A construção desta via é, por conseguinte, uma importante medida de proteção do Sítio Património Mundial que aliada aos demais projetos estruturantes de requalificação irão contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos residentes e a qualificação do sítio enquanto um dos principais polos turísticos da ilha e do país.
Localizada no sul da ilha de Santiago, a Cidade Velha apresenta uma enorme riqueza patrimonial e histórica de uma cidade do século XV, com o traçado original das ruas, igrejas, fortaleza real e a Praça do Pelourinho com o seu pilar de mármore ornamentado, entre outros.