“A entrega da Igreja de Nha Santa Catarina, completamente reabilitada, será um grande presente à municipalidade, mas também ao conjunto patrimonial nacional” – MCIC, Abraão Vicente

A entrega da Igreja de Nha Santa Catarina, completamente reabilitada,

Na próxima semana o Governo de Cabo Verde irá entregar à Diocese de Santiago, aos santa-catarinenses e a Cabo Verde a Igreja de Nha Santa Catarina completamente reabilitada.

Esta reabilitação foi realizada no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), levado a cabo pelo Governo de Cabo Verde, através do @Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e Habitação, do eixo IV – Reabilitação do Património Histórico, Cultural e Religioso, coordenada pelo IPC – Instituto do Património Cultural (IPC).

“Temos uma nova igreja de Nha Santa Catarina. A obra demorou mais do que o previsto, mas será agora entregue antes do dia das festividades do município”, afirmou o Ministro da Cultura e das Indústrias criativas, Abraão Vicente, no final da visita que efetuou na tarde desta sexta-feira.

“A entrega da Igreja de Nha Santa Catarina, completamente reabilitada, será um grande presente à municipalidade, mas também ao conjunto patrimonial nacional. O que tenho estado a realçar é que o trabalho do Governo tem sido valorizar, reabilitar e entregar obras que qualificam Cabo Verde como um conjunto arquitetónico coerente e as igrejas são um dos conjuntos arquitetónicos mais coerentes e mais simbólicos e emblemáticos”.

Para as obras da “Igreja Baxu”, como também é conhecida, foram feitas demolição; ampliação do transepto; criação do bloco de apoio na parte posterior com o acrescento da sacristia, casas de banho e zonas de arrumos; substituição da cobertura em telha marselha com forro em madeira pinho, das portas e janelas, do piso em ladrilho de mármore e madeira, das luminárias; aumento do pé direito do presbitério; criação do mezanino; Pintura interior e exterior; instalação sonora e elétrica; iluminação e calcetamento exterior.

As obras à ermida permitiram a preservação dos traços arquitetónicos, mas também de toda a história cultural e religiosa que envolve a população local.

A visita foi acompanhada pelo presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, pelo vereador da Câmara Municipal de Sata Catarina de Santiago, pároco da igreja e ICV.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.