A Casa da Morna Sodade, resulta de uma parceria entre o Município de Tarrafal de São Nicolau e o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas através do Instituto do Património Cultural- IPC, em decorrência de um processo de dinamização da morna na localidade de Praia Branca onde nasceu a morna sodade.
A implementação deste espaço encalça o contributo do “Sodade, Festival d´Morna” iniciado em 2013, para homenagear Armando Zeferino Soares, autor, legal, da morna sodade e que culminou na aquisição e reabilitação da casa do falecido músico pela Câmara Municipal. A morna é o gênero mais representativo do contexto cultural das ilhas, reconhecida pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.
Saber MaisPor conseguinte este espaço visa contribuir para a promoção, preservação e interpretação desta prática social e cultural do país, conforme os princípios do Plano de Salvaguarda entregue à UNESCO como parte do processo de Candidatura.
A Casa da Morna Sodade apresenta-se com um espaço de referência para o conhecimento e fruição da morna através de um percurso que enaltece as vivências do cabo-verdiano na inspiração, surgimento e evolução deste gênero identitário, enobrece a localidade de Praia Branca onde nasceu sodade que conquistou os palcos do mundo.
O discurso expositivo realça, ainda, a sua inscrição na lista do Património Imaterial da Humanidade, que consagra o seu valor universal excecional e abre novas possibilidades de projeção.
Sinta-se convidado a fazer esta visita de sodade e haurir a morna como parte da cabo-verdianidade em toda a sua dimensão.
Ler menos