Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

IPC e TUI Portugal assinam contrato de prestação de serviço nos domínios do turismo cultural

IPC e TUI Portugal assinam contrato de prestação de serviço nos domínios do turismo cultural

O Instituto do Património Cultural e a operadora turística TUI Portugal assinam contrato para prestação de serviços no setor turístico-cultural.

Trata-se de mais uma parceria que visa a potencialização dos recursos culturais e patrimoniais geridos pelo IPC no contexto turístico.

O turismo cultural é um dos sectores que mais cresce a nível internacional, sendo responsável por cerca de 70% do mercado global do turismo, o que corresponde a mais 500 milhões de viagens internacionais.

Cabo Verde tem enormes potencialidades em termos culturais e as intervenções realizados na reabilitação do Património cultural e Religioso através do PRRA, a implementação dos programas de valorização do Património Imaterial como a morna, a tabanca, a olaria e a criação de uma rede de estruturas museológicas configuram uma mais valia para que se possa posicionar no circuito dos destinos turístico-culturais e marcar a diferença pela singularidade da sua oferta.

Tem sido foco do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, nesta retoma gradual do turismo, delinear projetos que visam a salvaguarda e a promoção do património material e imaterial não só para proporcionar aos visitantes, novas ofertas como contribuir para a valorização do sector da cultura do desenvolvimento socioeconómico e sustentável das comunidades e do país.

Assim o Instituto do Património Cultural assumindo a sua missão de zelar pela salvaguarda e valorização do Património Cultural Cabo-verdiano tem apostado em novas abordagens, nomeadamente junto do sector turístico para que os recursos culturais e patrimoniais, a história e a identidade nacional possam, também, acrescentar valor dentro deste mercado.

A assinatura deste contrato com a TUI Portugal é, portanto, exemplo desta abordagem com enormes potencialidades para o futuro.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.