Acompanhado do presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, Dr. António Moniz, visitou esta manhã, as obras de musealização que estão a ser realizadas nas Ruínas de Nossa Senhora da Conceição.
Durante a visita o arquiteto e técnico do IPC, Adalberto Tavares, que delineou todo o projeto, explicou quais as principais intervenções que irão ser executadas, mormente, a construção das partes dos murros em falta e dos degraus à semelhança dos existentes; Calcetamento de todo o piso ao redor da ruína; Fornecimento e assentamento do corrimão em pilaretes de madeira, dos bancos, das lixeiras, das escadas em madeira mognos e estrutura metálica e da jora; Execução, ligação e montagem de toda a instalação e rede elétrica incluindo os candeeiros, das sinaléticas e dos painéis informativos. O objetivo é conservar os vestígios localmente, permitindo assim uma compreensão fidedigna da história e do sítio arqueológico bem como bem como inovar as infraestruturas culturais.
Dr. António Moniz, muito satisfeito com o projeto arquitetado, afirmou ser com certeza, mais um ex libris da Cidade Velha, Património Mundial, que irá dinamizar as ofertas turístico-culturais, ao mesmo tempo que contribui para a melhoraria da qualidade de vida da comunidade local.
De realçar que a Musealização das Ruínas de Nossa Senhora da Conceição é cofinanciada pelo Camões Instituto no valor de 15.000 euros.