Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Embaixador de Portugal visita obras de musealização das Ruínas de Nossa Senhora da Conceição2

Embaixador de Portugal visita obras de musealização das Ruínas de Nossa Senhora da Conceição

Acompanhado do presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, Dr. António Moniz, visitou esta manhã, as obras de musealização que estão a ser realizadas nas Ruínas de Nossa Senhora da Conceição.

Durante a visita o arquiteto e técnico do IPC, Adalberto Tavares, que delineou todo o projeto, explicou quais as principais intervenções que irão ser executadas, mormente, a construção das partes dos murros em falta e dos degraus à semelhança dos existentes; Calcetamento de todo o piso ao redor da ruína; Fornecimento e assentamento do corrimão em pilaretes de madeira, dos bancos, das lixeiras, das escadas em madeira mognos e estrutura metálica e da jora; Execução, ligação e montagem de toda a instalação e rede elétrica incluindo os candeeiros, das sinaléticas e dos painéis informativos. O objetivo é conservar os vestígios localmente, permitindo assim uma compreensão fidedigna da história e do sítio arqueológico bem como bem como inovar as infraestruturas culturais.

Dr. António Moniz, muito satisfeito com o projeto arquitetado, afirmou ser com certeza, mais um ex libris da Cidade Velha, Património Mundial, que irá dinamizar as ofertas turístico-culturais, ao mesmo tempo que contribui para a melhoraria da qualidade de vida da comunidade local.

De realçar que a Musealização das Ruínas de Nossa Senhora da Conceição é cofinanciada pelo Camões Instituto no valor de 15.000 euros.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.