O Instituto do Património Cultural através do Gabinete de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial, coordena visita técnica à equipa Camarária do Município da Ribeira Grande de Santiago

8

Após a apresentação do relatório técnico sobre a situação urbanística e habitacional do bairro de Santo António “Consolidado” e em “Expansão”, ocorrida no último dia 11, o Instituto do Património Cultural através do Gabinete de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial coordenou uma visita técnica à equipa da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, a todos os bairros do centro Histórico da Cidade Velha.

Uma visita que contou com a presença da equipa do GGCVPM, Coordenador Cláudio Ramos, arqt. Adalberto Tavares, técnico Francisco Moreira, do fiscal João Gomes e estagiário arqt. Anatolio Fonseca, e da CMRGS, o Presidente, Nelson Moreira, do Vereador do Ambiente, Saneamento, Urbanismo e Ordenamento de Território, Venceslau Sanches, e pelos técnicos da edilidade local.

O objetivo foi averiguar in loco os problemas identificados no relatório e sensibilizar a equipa Camarária, para que em conjunto se possa definir as estratégias para inverter o cenário atual, bem como para melhorar a qualidade de vida da comunidade local.

A visita iniciou-se na Fortaleza Real de São Filipe, com o enquadramento histórico da CVPM, seguido de uma análise minuciosa da situação urbanística e habitacional do sítio, passando-se pelos bairros de São Sebastião e de Santo António tanto na parte “consolidado” como o em ” Expansão”, sendo que os restantes (São Pedro, São Braz, Largo Calhau, Santa Marta e o Vale) ficaram agendados para os próximos dias.

No final, será realizada um encontro com o fito de delinear as medidas que possam solucionar os problemas deparadas durante a visita.

19
Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.