Equipa diretiva do IPC recebe Chefe do programa do Fundo do Património Mundial Africano

A presidente do Instituto do Património Cultural, Ana Samira Silva Baessa, e sua equipa, recebeu a visita do Chefe de programa do Fundo do Património Mundial Africano, Albino Jopela. Uma visita de cortesia que serviu para inteirar-se dos projetos da instituição ligados à gestão dos bens patrimoniais nacionais, nomeadamente a Cidade Velha, Património Mundial e dos bens da Lista Indicativa de Cabo Verde. Também o encontro serviu para apresentar as novas prioridades de Cabo Verde enquanto estado parte da convenção em relação às novas candidaturas a submeter à UNESCO. Ana Samira Baessa falou sobre a Paisagem Cultural de Cova, Paúl e Ribeira de Torre, um dos mais significativos centros de biodiversidade de Cabo Verde, inscrito na lista indiciativa e que ganhou o Prémio Internacional UNESCO Melina Mercouri em 2019, e que será, seguramente uma das próximas candidaturas. A presidente falou ainda do Campo de Concentração do Tarrafal, também inscrito na lista indicativa, e que aguarda uma decisão do Centro do Património Mundial, uma vez que a organização internacional está a analisar em que moldes se devem realizar as candidaturas dos sítios, monumentos e espaços de memória ligados conflitos recentes, tortura, opressão. No caso da Cidade Velha falou-se ainda, sobre o financiamento da reabilitação do Forte de São Veríssimo que já foi autorizada pela Fundo e que deverá ser desbloqueado logo no início do segundo semestre do ano. Albino Jopela, aproveitou o momento para reiterar a disponibilidade do Fundo do Património Mundial Africano em apoiar os processos de classificação, mormente, na preparação do dossier de candidatura, do estudo de viabilidade, da análise diagnóstico, na capacitação dos técnicos a nível dos instrumentos de gestão dos financiamentos, entre outros.

A presidente do Instituto do Património Cultural, Ana Samira Silva Baessa, e sua equipa, recebeu a visita do Chefe de programa do Fundo do Património Mundial Africano, Albino Jopela.

Uma visita de cortesia que serviu para inteirar-se dos projetos da instituição ligados à gestão dos bens patrimoniais nacionais, nomeadamente a Cidade Velha, Património Mundial e dos bens da Lista Indicativa de Cabo Verde.

Também o encontro serviu para apresentar as novas prioridades de Cabo Verde enquanto estado parte da convenção em relação às novas candidaturas a submeter à UNESCO.

Ana Samira Baessa falou sobre a Paisagem Cultural de Cova, Paúl e Ribeira de Torre, um dos mais significativos centros de biodiversidade de Cabo Verde, inscrito na lista indiciativa e que ganhou o Prémio Internacional UNESCO Melina Mercouri em 2019, e que será, seguramente uma das próximas candidaturas.

A presidente falou ainda do Campo de Concentração do Tarrafal, também inscrito na lista indicativa, e que aguarda uma decisão do Centro do Património Mundial, uma vez que a organização internacional está a analisar em que moldes se devem realizar as candidaturas dos sítios, monumentos e espaços de memória ligados conflitos recentes, tortura, opressão.

No caso da Cidade Velha falou-se ainda, sobre o financiamento da reabilitação do Forte de São Veríssimo que já foi autorizada pela Fundo e que deverá ser desbloqueado logo no início do segundo semestre do ano.

Albino Jopela, aproveitou o momento para reiterar a disponibilidade do Fundo do Património Mundial Africano em apoiar os processos de classificação, mormente, na preparação do dossier de candidatura, do estudo de viabilidade, da análise diagnóstico, na capacitação dos técnicos a nível dos instrumentos de gestão dos financiamentos, entre outros.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.