Presidente do IPC reúne com edil da CMRGS e comandante da esquadra da Polícia da RGS

Presidente do IPC reúne com edil da CMRGS e comandante da esquadra da Polícia da RGS

O presidente do Instituto do Património Cultural, Hamilton Jair Fernandes, acompanhado da Diretora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas, recebeu na manhã de hoje, o edil da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira, o Comandante da Esquadra da Ribeira Grande de Santiago, Arlindo Furtado e o Subintendente da Polícia Nacional, José Vaz Cabral.

Na ordem do dia esteve a discussão sobre a problemática das construções clandestinas que se tem verificado na Cidade Velha, Património Mundial.

Construções estas, que têm sido cada vez mais recorrentes, essencialmente aos fins de semanas, atropelando à legalidade e às instruções das instituições do Estado, formalmente constituídos, mesmo após a várias intervenções dos fiscais afetos ao Gabinete Técnico Conjunto, IPC/CMRGS.

Durante a reunião falou-se ainda da visível descaracterização construtiva, urbanística e paisagísticas, com sucessivas chamadas de atenção por parte das instituições nacionais e internacionais, nomeadamente a UNESCO, que perigam, em certa medida, o titulo outorgado à Cidade Velha.

O presidente do IPC propôs a criação de uma comissão técnica com um plano de trabalho articulado e preventivo urgente, que contará, para além do gabinete técnico das duas instituições estatais, também com intervenção da Policia Nacional, mormente, a Esquadra da Policia da Ribeira Grande de Santiago.

Nelson Moreira falou sobre a importância de ter outras instituições como parceiros que possam dar apoio, principalmente a nível financeiro e da urgente em que o assunto deve ser tratado.

O Subintendente da Polícia Nacional por sua vez reiterou a sua total disponibilidade nas atuações em casos emergenciais sendo um dos fortes aliados no combate contra as construções clandestinas.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.