Apresentação do projeto “Gestão do Património Mundial pós covid-19

Apresentação do projeto “Gestão do Património Mundial pós covid-19

O Instituto do Património Cultural através do Gabinete de Gestão da Cidade Velha, Património Mundial, realizou ontem, dia 22 de setembro, no Centro Cultural da Cidade Velha, a apresentação pública do projeto “Gestão do Património Mundial pós covid-19: integração de estratégias de conservação, turismo e meios de subsistência locais em sítios do património mundial Cidade Velha (Cabo Verde)”.

O projeto que conta com o financiamento da UNESCO, através do Fundo Património Mundial, para um período de três anos, num valor global de 110 mil dólares, está centrado na capacitação dos habitantes, associações comunitárias locais e pequenas e médias empresas, PMEs, visando uma maior valorização do património cultural do sítio e tem como principais objetivos identificar e promover as principais empresas/PME locais que contribuem para melhorar a conservação, interpretação e consciência dos valores e atributos patrimoniais da Cidade-Velha, ao mesmo tempo que geram rendimentos e meios de subsistência dentro do sítio do Património Mundial e da sua zona tampão.

Igualmente, visa aumentar a utilização de ferramentas digitais para documentar, conservar, interpretar e sensibilizar para os valores e atributos patrimoniais do bem (cf. Plataforma Nacional de Inventário do Património); proporcionar formação e desenvolvimento de capacidades para o turismo sustentável, gestão de projetos empresariais e angariação de fundos para o desenvolvimento de atividades e projetos geradores de rendimentos.

A apresentação foi procedida de uma conversa aberta com o líder da associação “Dono nha destinu” Admilson Mendes, sob o tema “Turismo cultural comunitário”, onde discutiu-se a importância da produção cultural na comunidade e da criação de uma dinâmica cultural em Ribeira Grande de Santiago.

O evento contou com a presença de representantes de instituições publicas e privadas, das associações locais e ainda dos residentes da Cidade Velha, Património Mundial.

Partilhar

Projeto de Reabilitação da Ponte Canal

Decorrem os trabalhos para a reabilitação da Ponte Canal com a Instalação dos cimbres metálicos que supontam o arco da referida ponte. A reabilitação desta

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

Equipa do IPC e do Fundo do Turismo visitam obras do Centro Interpretativo da Olaria de Fonte Lima

A visita permitiu ao Fundo do Turismo na qualidade de entidade financiadora inteirar-se do progresso das obras que dão forma ao primeiro Centro interpretativo de Olaria tradicional de cabo verde.

As obras que entram agora na fase de acabamento deverão ser concluídas e inauguradas, ainda neste semestre.