Procurar
Close this search box.
Procurar
Close this search box.

Técnicos do IPC dão continuidade aos trabalhos de montagem da casa Museu Eugénio Tavares

tecnicos-do-ipc-dao-continuidade-aos-trabalhos-de-montagem-da-casa-museu-eugenio-tavares

Os técnicos do Instituto do Património Cultural, Adilson Dias e Carlos Lima estão em missão de serviço nas ilhas do Fogo e da Brava para darem continuidade ao processo de montagem da casa Museu Eugénio Tavares.

Os trabalhos iniciaram-se na ilha do Fogo com a recolha e embalagem dos mobiliários e outros objetos etnográficos, adquiridos por empréstimos pelo casal Jorgensen e pela senhora Anita Delgado.

Após o transporte para a ilha Brava iniciou-se o processo de conservação e restauro do espólio, desde limpeza mecânica à aplicação de métodos de tratamento químico.

São objetos com mais de cem (100) anos de existência, trazidos de Portugal, Dinamarca e Estados Unidos da América. Seguidamente dá-se início à pré montagem da exposição.

Recorde-se que finda a primeira fase, completamente reabilitada, a Casa Museu Eugénio Tavares foi inaugurado no passado mês de agosto, pelo Primeiro – Ministro, José Ulisses Correia e Silva, e pelo Ministro da Cultural e das Indústria Criativas, Dr. Abrão Vicente procedido pela assinatura um protocolo de gestão conjunta entre o Instituto do Património Cultural (IPC) e a Câmara Municipal da Brava.

Agora, a segunda fase do projeto incide-se na criação a Casa Museu Eugénio Tavares, jornalista, escritor, compositor e poeta, figura ímpar da cultura cabo-verdiana, enquadrando-se no eixo “Criação de Espaços de Representação” do Plano de Salvaguarda da Morna.

Eixo que nasceu da constatação da necessidade de espaços de representação e fruição desta importante componente da identidade nacional, a morna, classificada Património Imaterial da Humanidade a 11 de dezembro de 2019.

Sito na ilha da Brava, o objetivo é fazer da Casa Museu Eugénio Tavares um edifício de referência para o conhecimento de Eugénio Tavares em toda a sua dimensão humana, artística e intelectual, e enquanto espaço de habitação e das suas vivências.

A inauguração do novo projeto museográfico está prevista para o mês de Dezembro no quadro das celebrações da semana da Morna e do primeiro aniversário da sua elevação a Património Imaterial da Humanidade.

Partilhar

Celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Os alunos de História da Escola Secundária de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, participaram numa conversa dedicada à Proteção do Património histórico e cultural com incidência sobre o património Arqueológico e Subaquático.