O presidente do IPC, Dr. Hamilton Jair Fernandes e a Diretora do Património Imaterial, Dra. Sandra Mascarenhas, visitaram a exposição “Figuras di Morna na Karbon” no Palácio da Cultura Ildo Lobo.
As obras expostas são criações do jovem artista visual Isaíáz Garcia, autodidata na técnica de realismo de pintura a lápis grafite e carvão, natural de São Lourenço dos Órgãos.
Projeto desta natureza se enquadra no eixo “Promoção da Morna” do Plano de Salvaguarda da Morna, visando trabalhar a divulgação da morna enquanto género musical e identitário do povo cabo-verdiano, evidenciando as várias figuras, desde compositores, instrumentistas a intérpretes que contribuíram para que a rainha da música de Cabo Verde fosse declarada Património Imaterial da Humanidade, em Bogotá, no ano passado.
A promoção de novos talentos dentro do universo da morna, seja na sua criação direta ou indireta, constitui um dos desideratos da política holística de salvaguarda da morna, que além da comunidade em si, pretende congregar todas as valências necessárias á sua perpetuação, revitalização, promoção e salvaguarda enquanto género e prática social.
A exposição que estará patente no Hall de entrada e escadaria do Palácio até dezembro apresenta quadros trabalhados a carvão, constando figuras como o patrono do edifício, Ildo Lobo, na sua fase juvenil.